A musica e o Diabo



       A musica e o Diabo!

    Quero relatar aqui um detalhe curioso de pouca importância nas curioso o tema da musica em diferentes historias macabras. E fácil de imaginas por que a musica sendo uma forma de expressão de divulgação intima das intenções ou de sentimentos sirva logicamente para qualquer meio mais não quero aqui me referir a um gênero ou estilo musical sim a comodidade que apresenta se a musica como coadjuvante em historias, nada de fundo musical somente uma parte importante nem trilha sonora mais um outro personagem inesperado que com o diabo ou o inferno que ele possa representar,nos da uma divercidade para as sete notas. Eu não diria se tratar de uma ferramenta como muitas que o 'mal' possa usar para conseguir o que quer, e sim uma necessidade existencial da musica em todas as suas esferas.  Todas as crenças das mais distintas citam o inferno um lugar de punição de sofrimento que se estende ao lamento eterno; não poderia deixar de imaginar um som odioso (...Como um ranger de dentes...)que sita a bíblia. Como referencia uma viagem feita por dois poetas que desbravam os mundos inferiores (Dante Alighieri ) mostrando os nove círculos do inferno o todo os sofrimentos e os sons existentes.Como já esta escrito ;convém deixar toda a suspeita todo o ignóbil sentir, que aqui seja proscrito,...e ao chegar nas portas do inferno Dante e categórico diz "Mestre, que ouço agora?" Sem duvida não era musica o que Dante ouvira independente dos ouvidos acostumados ou mais diversos dos ruídos .Um som desses nunca poderia equiparar-se ao barulho qualquer 'demoníaca festa' barulhenta que nunca acaba, acho que esse detalhe e compreensivo mas será que num lugar assim poderes se ouvir musica? A de ser loucura mais aqueles demônios sempre ocupados tem que aturar o robe favorito do chefe uma musica para relaxar ,por que não;  Fausto que não queria ouvir os cantos de natal, cantados pelas crianças de repente passara a se divertir com seu novo amigo muito (MEFISTÓFELES) estranho e cheio de truques que encantava por seus atos e não deixava de tocar muito bem para animar as festas onde ele poderia dançar com sua amada vender a alma ao diabo por motivos de amor do Fausto de Goethe e pouco musical mais em contraponto no mesmo tema de Thomas Mann descreve o 'dr Fausto' entediado de poucos temas em sua vida amorosa e sono-rica que passa a compor muito mais com a oferta de negocio feita por Mefistófeles .Como quadro de Chagall onde um violino e sempre destacado colocando em questão a musica não poucas vezes que ele a representou assim e por outras colocando em suas pinturas um bode tocando o violino ligado diretamente as tradições Russas com sua lendas de musico diabólico, Gênova teve se não o maior musico da estória do violino que também tinha lá seus mistérios.    Deixando de lado a ficção tenho também historias fictícias que só aumentavam a fama de Paganini (1782-1840), um grande violinista que também vendera sua alma para o diabo ou somente tinha uma pacto com ele que lhe respondia em suas musicas com seu talento fora do comum. Segundo muitos biógrafos, Paganini sentia verdadeira obsessão para se casar e formar uma família. Só que não o pode assim com a sina dos condenados a pagar sua divida com o diabo Paganini se tornou mais famoso e popular com seu jeito obscuro e com as lendas criadas por seu dom fora do comum que ele mesmo brincava dizendo ser o aprendiz do diabo.Ainda sobre as historias que rondam Paganini. Um do exemplos mais clássicos e a musica Concerto para violino n.º 2 em si menor Op. 7 - A campainha (31:00) que simboliza o som de uma campainha respondendo as notas feitas pelo violino como se fosse o próprio diabo a toca-la, tema, muito comum em sua época como uma forma de comunicação com o outro mundo.Paganini ele teve sim um filho e viveu de forma diferenciada sim dos homens comuns da Itália do século XVIII.   Estes contos referentes ao grande musico Niccolo Paganini que sempre disputava somente contra seu único rival o diabo.Deve ter servido de espiração se duvida para outras e muitíssimas historias com o diabo querendo encenar ou disputar um solo musical outro que também coloca em sua estória musical foi Igor Stravinsky em 'A Historia do Soldado' baciada em temas folclórico russo onde o diabo quer  aprender a tocar em troca de um livro com um soldado muito apresado que era enganado diversas fezes por ele.Quero deduzir que o diabo além de enganar as pessoas ainda não deixa de retirar delas algo mais que a paz e a alma ele tema em ter esse dom da musica ao seu lado já que em a historia do Soldado o pobre soldado acaba acompanhado e tocado o violino .Como vivemos num mundo onde carpideiras trabalham para poder animar certos velórios não podemos deixar de imaginar o trabalho da musica para seduzir o homem  ou ate mesmo um gênero musical perdido!  O violino funerário obra de não-ficção um livro chamado An incomplete history of the art of the funerary violin (Uma história incompleta da arte do violino funerário)Verdade ou não fato e que ainda na Suécia exista a tradição folclórica de dançar um evento muito legal. As principais atuações de “Os Azeitoneiros” aconteceram no âmbito da Halsinge Hambon, uma das competições de dança mais antigas na Suécia, baseada na lenda do encantamento de jovens ao som de um violino tocado pelo Diabo, disfarçado de homem.         Na narrativa mais comum o diabo se apresenta para mostrar seus dotes musicais em troca de riqueza de amores impossíveis ou de um violino de ouro se o musico aceitar a disputa proposta pelo diabo. Ele teria um desafio grandioso que teve sua versão no desenho animado Futurama ou em jogos (game Gritar Hero) no musica 'The Devil Went Down to Georgia'... Mostrando assim a contemporaneidade do tema .Acho que desde que Orfeu levara sua lira ou mundo inferior as criaturas demoníacas se acalmaram um dado momento para ele poder se destacar. "Ó divindades do mundo inferior, para o qual todos nós que vivemos teremos que vir, ouvi minhas palavras, pois são verdadeiras. Não venho para espionar os segredos do Tártaro, nem para tentar experimentar minha força contra o cão de três cabeças que guarda a entrada. Venho à procura de minha esposa, a cuja mocidade o dente de uma venenosa víbora pôs fim prematuro. O Amor aqui me trouxe, o Amor, um deus todo-poderoso entre nós, que mora na Terra e, se as velhas tradições dizem a verdade, também mora aqui. Imploro-vos: uni de novo os fios da vida de Eurídice..."!Ele sem duvidas mostrou seus dotes depois de calar ressentidamente aquele inferno. introduzindo a musica  que acalma as 'feras' esta opinião era deveras comprovada. Quem sabe assim nascera o tema por Orfeu; em busca de sua amada Eurídise

Texto escrito por :Raphael grizotte




    



  • referencias artistica ፖር nome:Dante Alighieri Fausto de Goethe                                                     Fausto  de Thomas Mann Paganini Chagall Igor Stravinsky Charlie Daniels                                                   Matt Groening  Orfeu ,... referencia de temas folclóricos :  folclore brasilheiro..,  folclore Russo ... ,folclore Sueco...  referencia  conteporania diversas ,comica: Futurama "O inferno dos robos",... Gritar Hero...The Devil Went Down to Georgia  
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